CENA IA Chapter by Rafael Castellar das NevesCENA I(Presente, Voz da Primeira Mensagem, Voz da Segunda Mensagem, Voz da Terceira Mensagem, Voz da Quarta Mensagem)
O PRESENTE CHEGA DO TRABALHO, GRAVATA FROUXA, COLARINHO ABERTO, CAMISA A SAIR DE DEBAIXO DAS CALÇAS, PASTA À MÃO, CABELOS DESPENTEADOS, BARBA POR FAZER E COM OLHEIRAS.
PRESENTE (BATENDO A PORTA E ENTÃO SE RECOSTANDO NELA) Inferno de dia, inferno de vida! Isso são horas de chegar em casa? Cambada de cornos, sanguessugas, interesseiros filhos da puta! Já tô de saco cheio disso tudo, que vão todos para puta que o pariu.
PRESENTE (SUSPIRA E ENTÃO VÊ CONTAS NO CHÃO) Ah, claro! De saber como é que tô, ninguém lembra, agora, para mandar essas porras de contas ninguém esquece. Eita vida do cacete, trabalhar, trabalhar, trabalhar...pagar, pagar, pagar... se foder, se foder, se foder...
IRRITADO, PEGA AS CONTAS E AS ATIRA SOBRE A MESINHA DE CANTO. JOGA A PASTA AO LADO DA ESTANTE, DE ONDE TIRA UMA GARRAFA ABERTA DE UÍSQUE E SE SERVE DE UMA DOSE. TIRA O PALET" E O PENDURA NO MANCEBO. ESPARRAMA-SE NA POLTRONA E TOMA UM GOLE.
PRESENTE Ah! Agora sim...
RELAXANDO, NOTA QUE HÁ MENSAGENS NA SECRETÁRIA ELETR"NICA.
PRESENTE Puta merda, mensagem na secretária eletrônica! Coisa boa é que não é mesmo, ninguém deixa mensagem boa em secretárias eletrônicas, só deixam as desgraceiras.
ESTICA O BRAÇO E, COM DIFICULDADE PELA DISTÂNCIA, APERTA O BOTÃO PARA OUVIR AS MENSAGENS.
SECRETÁRIA ELETR"NICA Você tem novas mensagens em sua caixa de mensagens...
PRESENTE Sério? Não brinca!
SECRETÁRIA ELETR"NICA ...primeira mensagem:
VOZ DA PRIMEIRA MENSAGEM Senhor, somos uma empresa inovadora e de referência nacional na área de equipamentos e produtos de limpeza industrial, e seus dados foram selecionados por nosso sistema. O senhor acaba de ser contemplado com um incrível brinde da nossa empresa, meus parabéns!
PRESENTE (INCRÉDULO COM A MENSAGEM) Ah, pronto, era só o que me faltava. Primeiro, alguém seleciona alguém para ser alvo de telemarketing? Segundo, (GRITANDO) Limpeza industrial? Fala sério! Só se for pra limpar o escritório da sua ignorância! Essas caras são fodas, como será que arrumam meu nome e meu telefone? Não está na porra da lista e quem tem meu telefone não pretende me ligar...
VOZ DA PRIMEIRA MENSAGEM (INTERROMPENDO A DIVAGAÇÃO DO PRESENTE) Acabou o piti? Posso continuar?
PRESENTE (EMBARAÇADO, E SEM DEIXAR NOTAR O DIÁLOGO COM A VOZ DA SECRETÁRIA ELETR"NICA, ACOMODA-SE NA POLTRONA) Ops, claro, claro...
VOZ DA PRIMEIRA MENSAGEM (NO MESMO TOM INICIAL) Para receber seu brinde, basta se dirigir a uma de nossas lojas e apresentar o seu voucher nas compras acima de R$ 100,00. Anote o número do seu voucher 89045403499043432447890/995478-3. Tenha um ótimo dia e disponha de nossos serviços!
SECRETÁRIA ELETR"NICA Fim da mensagem, para repetir pressione...
PRESENTE (SE CONTORCENDO EM DESESPERO PARA PRESSIONAR O BOTÃO PARA APAGAR A MENSAGEM) Nem fo-den-do! Nem fo-den-do!
SECRETÁRIA ELETR"NICA A mensagem foi apagada. Próxima mensagem:
VOZ DA SEGUNDA MENSAGEM Bom-dia, senhor! Aqui é o Agenor, gerente da sua conta.
PRESENTE (LEVANDO A MÃO À CABEÇA) Ai caralho, lá vem...
O PRESENTE SE LEVANTA E SERVE-SE NOVAMENTE DE UÍSQUE, TOMANDO ENQUANTO A MENSAGEM CONTINUA.
VOZ DA SEGUNDA MENSAGEM Estou ligando para informar ao senhor... É... Digo... Isso: para informar que estamos com um probleminha aqui com a sua conta... É que... Ah... Sabe... Entendo que o senhor teve algum problema... Mas... É que a conta do senhor estourou novamente...
PRESENTE (SERVINDO-SE NOVAMENTE) Puta merda, de novo? Tô falando, só me fodo mesmo, mal caiu a porcaria do salário e já me quebrei de novo (BEBE).
VOZ DA SEGUNDA MENSAGEM O senhor poderia passar por aqui o quanto antes para resolvermos este pequeno inconveniente? Desculpe-me incomodá-lo, mas meu chefe está na minha cola... Ah... É... Espero que o senhor me entenda e não me leve a mal... Obrigado!
PRESENTE (SE LAMENTANDO) Queria muito resolver isso, Agenor. Mas a coisa é mais complicada do que você pensa... O duro é que o pobre coitado também se fode.
SECRETÁRIA ELETR"NICA Fim da mensagem, para repetir pressione...
O PRESENTE VIRA O COPO E BEBE TUDO DE UMA VEZ, APAGA A MENSAGEM, PREPARA OUTRA DOSE, ENQUANTO A MENSAGEM SEGUINTE É PREPARADA E VOLTA PARA A CADEIRA, AFROUXANDO AINDA MAIS A GRAVATA E TIRANDO OS SAPATOS.
SECRETÁRIA ELETR"NICA A mensagem foi apagada. Próxima mensagem:
VOZ DA TERCEIRA MENSAGEM Creverson Henrique?
PRESENTE (IR"NICO E INCONFORMADO) Ai meu Deus! Que porra é essa?
VOZ DA TERCEIRA MENSAGEM Alô? Cê tá aí, meu filho? (FALANDO COM ALGUÉM AO LADO DELA) Tá sim, ele atendeu? Hein? A secretaria o quê? Ah, aquele negócio de gravar! (VOLTANDO PARA O TELEFONE) Oh Creverson, cê num apareceu mais, seu fio da puta, cê acha que isso é jeito di tratá sua mãe, é?
PRESENTE (RINDO) É Creverson, você também tá fodido!
VOZ DA TERCEIRA MENSAGEM Pois ocê dá um jeito de passar aqui por esses dias purque tô precisada de um cadinho de dinheiro pra mó di comprá cumida pro seu fio, seu disnaturado! (VOLTANDO PARA A PESSOA AO LADO) Pronto? Já pod desligá? (VOLTANDO PARA O TELEFONE) Tchau fio, aparece logo, imprestáviu.
SECRETÁRIA ELETR"NICA Fim da mensagem, para repetir pressione...
PRESENTE (SE ESTICANDO PARA APAGAR A MENSAGEM) Essa foi boa... Cada uma que me aparece!
SECRETÁRIA ELETR"NICA A mensagem foi apagada. Próxima mensagem:
O PRESENTE ACENDE UM CIGARRO.
VOZ DA QUARTA MENSAGEM Oi, tudo bem?
O PRESENTE DÁ UM SALTO NA POLTRONA E, COM GRANDE INTERESSE E EXPRESSÃO DE ALÍVIO, FICA ATENTO À MENSAGEM.
VOZ DA QUARTA MENSAGEM Desculpe não ter atendido suas ligações, mas eu andei meio ocupada... Humm... Sabe como é, a vida é corrida, e as coisas vão mudando... É que... Muita coisa, não é? Uma hora é uma coisa, outra hora é outra, mas o importante é continuar, não é? Sempre em frente... É... Ai, não queria fazer isso por telefone, mas é difícil para mim, acredite!
O PRESENTE SOLTA-SE DESCONSOLADO NA POLTRONA, ADIVINHANDO O QUE VINHA.
VOZ DA QUARTA MENSAGEM Acho que não devemos nos ver novamente. Você tem de superar isso, acabou! Você não pode mais ficar aparecendo assim na minha vida.
PRESENTE (COM O ROSTO ENTRE AS MÃOS, E COTOVELOS SOBRE AS COXAS) Puta que o pariu, não acredito! Agora que achei que ia...
VOZ DA QUARTA MENSAGEM Não tem nada a ver com você, é que, sei lá... Você não anda bem, você precisa procurar alguma ajuda, desse jeito você não vai acabar bem... Você é uma boa pessoa, eu sei disso... Mas as coisas ficaram fora de controle...
PRESENTE (COM OS OLHOS MAREJADOS E A VOZ EMBARGADA) Puta merda, parecia que ia dar certo, não acredito! Como ela pôde fazer isso comigo? E me conta por telefone? Aliás, por secretária eletrônica? É assim que ela ajuda... ? Sempre assim “Você é uma boa pessoa, não é com você”...
VOZ DA QUARTA MENSAGEM Espero que não fique zangado, quem sabe ainda possamos ser amigos... (PAUSA, RESPIRAÇÃO OFEGANTE DE QUEM PENSA NO QUE FAZER) Me desculpe! Só estou tentando ser feliz e não queria te magoar. Você também tem o direito de ser feliz...
PRESENTE (LIMPANDO DISCRETAMENTE AS LÁGRIMAS QUE COMEÇAM A BROTAR E CHEIO DE IRONIA) Claro que não, fique tranquila, vamos marcar uma cerveja num dia desses e você me conta como está sua felicidade com o filho da puta que deve estar te comendo! Pensa que sou idiota? Merda...
SECRETÁRIA ELETR"NICA Fim da mensagem, para repetir pressione...
MUITO ABORRECIDO E FUNGANDO, INICIA A MENSAGEM MAIS UMA VEZ, ENQUANTO SERVE-SE MAIS UMA VEZ E BEBE TUDO EM DOIS LONGOS GOLES. APAGA A MENSAGEM AINDA NA METADE.
SECRETÁRIA ELETR"NICA A mensagem foi apagada. Não existem mais mensagens.
EXTREMAMENTE DEPRIMIDO, DESLIGA A SECRETÁRIA, DEIXA O COPO NA MESINHA E PARTE PARA O BANHEIRO, QUE FICA DEPOIS DO QUARTO. ATRAVESSA O QUARTO TIRANDO A GRAVATA E A CAMISA, AS JOGA NO CHÃO E SEGUE ABRINDO O CINTO E A CALÇA, CIGARRO AINDA NA BOCA. ELE ENTRA NO BANHEIRO E CAEM-SE AS LUZES.
*
© 2015 Rafael Castellar das Neves |
Stats
50 Views
Added on November 27, 2015 Last Updated on November 27, 2015 AuthorRafael Castellar das NevesSao Paulo, Sudeste, BrazilAboutNascido em Santa Gertrudes, interior de São Paulo, formado em Engenharia de Computação e um entusiasta pela literatura, buscando nela formas de expressão, por meio de cr&oc.. more..Writing
|