PrefácioA Chapter by Rafael Castellar das NevesFoi no fim de 2004 que eu comecei com esse “negócio de escrever”. Eu estava tomando cervejas com um amigo num domingo e estávamos tendo nossas tradicionais conversas de mesa de bar. Eu contei para ele que havia algum tempo que eu sentia uma angústia, uma sensação esquisita dentro de mim que pedia para sair. Queria me expressar de alguma forma, mas não sabia ao certo qual. Tinha uma tendência que fosse a escrita, pois, além de já ter brincado com partituras e pincéis, ao pensar na escrita eu sentia que havia sentido. Naquele mesmo ano comecei meus primeiros rascunhos. Tentei pensar em alguma história, inventar algum causo, ter alguma ideia para um romance. Durante aquele ano e o seguinte, tentei, escrevi, apagando, ajustando, recomeçando... Foram quatro tentativas até eu encontrar algo que me satisfez. Nascia, então, “Patos”, meu primeiro romance concluído. Mas apenas nascia, pois levei cerca de três anos para terminá-lo. Às vezes me faltava a inspiração, outras o tempo e outras eram os baixos da vida que renderam quase um ano de estagnação. Em 2010 “Patos” saiu do forno. Depois de tantas dificuldades com as editoras e gráficas de elite, o disponibilizei gratuitamente em formato eletrônico. Voltando: quando eu aceitei este “negócio de escrever”, aquela angústia foi se transformando em ideias e pensamentos que borbulhavam na minha cabeça. Iam e vinham e eu não conseguia as encaixar naquelas tentativas de romances. Então, em 2008 escrevi, em quinze minutos, durante uma reunião chata no trabalho, o primeiro texto que não quis jogar fora após reler. Foi o primeiro que eu olhei e pensei: “Hum, até que ficou bom!”. Havia encontrado um escape para aquelas ideias e pensamentos borbulhantes: poesias, crônicas, contos,... Mas o que fazer com elas? Deixar no fundo da gaveta estava fora de cogitação. Fucei daqui, perguntei dali e resolvi que um blog seria uma boa solução. Em julho de 2008 publiquei minha primeira postagem no meu “Desce Mais Uma!” e desde então não parei. Muita coisa aconteceu, muitas pessoas conheci, muitas amizades eu fiz e muitas interações com os leitores têm mantido tudo isso.
Quando o blog completou seu primeiro ano, meu grande amigo Chacon me disse: “Por que você não pega estes primeiros textos e faz um livro?”. Eu hesitei, meu objetivo era um romance. Ele insistiu que isso poderia abrir algum caminho para quanto o romance estivesse pronto. No fim eu concordei e comprei a publicação do meu primeiro livro: “Desce Mais Uma! - Primeira Rodada”, que era uma compilação dos meus primeiros textos. Isso foi em 2010, todos meus amigos e familiares me ajudaram, fizemos lançamentos em bares em São Paulo e em Santa Gertrudes, foi tudo muito bom. Mas como eu disse, comprei a publicação e é muito difícil divulgar e disseminar um trabalho deste tipo sozinho. Então, seguindo minha decisão sobre “Patos” e comemorando cinco anos de blog, resolvi recompilar os textos e preparar esta nova edição do “Desce Mais Uma! - Primeira Rodada” para também disponibilizá-la gratuita e democraticamente. E tenho que comentar: é fantástico me reencontrar estes trabalhos e notar as diferenças entre eles e os de hoje, relembrar aqueles momentos da minha vida e ver todas as transformações. Bom, assim farei também com a Segunda e a Terceira Rodadas, que já estão sendo preparadas. Acompanhe o “Desce Mais Uma!” para saber das novidades.
Espero que você tenha uma ótima leitura!
Rafael Castellar das Neves © 2015 Rafael Castellar das Neves |
Stats
75 Views
Added on November 26, 2015 Last Updated on November 26, 2015 AuthorRafael Castellar das NevesSao Paulo, Sudeste, BrazilAboutNascido em Santa Gertrudes, interior de São Paulo, formado em Engenharia de Computação e um entusiasta pela literatura, buscando nela formas de expressão, por meio de cr&oc.. more..Writing
|